Eventos

Why Europe Matters Workshop

12 December 2017 Location: Porto

Com a participação de duas empresas associadas da JA Portugal e que fazem parte do consórcio europeu European Round Table (ERT), a Sonae e a SAP, e ainda com a colaboração da Porto Business School, realizou-se no passado dia 12 de dezembro de 2017, o workshop nacional sob o tema “Why Europe Matters”, onde estiveram presentes 67 alunos provenientes de 6 escolas do Grande Porto.

 

O objetivo desta parceria entre a ERT, os membros da ERT e a JA Europe passou pelo envolvimento dos jovens numa série de atividades em redor do tema “Why Europe Matters”. Baseado num inquérito lançado e que procurou avaliar as perceções dos jovens sobre o futuro, diversos workshops de inovação foram organizados por toda a Europa envolvendo precisamente os jovens e lideres empresariais. Foram trocadas impressões sobre as diferentes visões da União Europeia, como é que a Europa se pode transformar num local mais próspero e benéfico, como ouvir mais e de melhor forma as vozes dos jovens, e como será possível discutir em conjunto diferentes tópicos como o desenvolvimento económico da Europa, o emprego jovem, a crise de refugiados ou o combate ao terrorismo. Durante aproximadamente 8 horas, e num contexto diferente e divertido, os alunos tiveram de apresentar uma solução para o desafio lançado pela JA Portugal e ERT, recorrendo à ajuda de um conjunto de voluntários/consultores de negócio de diferentes áreas: inovação, finanças, marketing e vendas, operações, etc.

Estes mentores eram provenientes quer da Sonae, quer da SAP. Cada equipa era formada por 4/5 alunos, todos eles pertencentes a escolas diferentes: Colégio Luso-Internacional do Porto, Escola Secundária Dr. Vieira de Carvalho, Colégio Luso-Francês, Escola Secundária da Maia, Colégio Internato dos Carvalhos e Escola de Comércio do Porto. Para além dos 2 trabalhos distinguidos, 4 alunos foram ainda selecionados para estarem num evento final que reunirá todos os stakeholders envolvidos no projeto bem como agentes políticos da UE e que terá lugar em Bruxelas no primeiro trimestre de 2018.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site