Educação para o Empreendedorismo: um caminho para o sucesso (Comissão Europeia, 2015)

Uma compilação de dados sobre o impacto das estratégias e medidas de educação para o empreendedorismo.

A educação para o empreendedorismo tem tido um papel importante no apoio aos principais objectivos da estratégia Europa 2020. Importa, por isso, reunir o conhecimento e evidências em toda a Europa e noutros lugares que demonstram esse impacto a ser alcançado.

Em 2013, a DG Empresa e Indústria encomendou à ICF International a realização de um exercício de mapeamento de exemplos de investigação sobre o impacto da Educação Empreendedora. Este relatório apresenta os resultados desse mapeamento: foram identificados 91 estudos de 23 países.

A impressão predominante que surgiu a partir da evidência recolhida é que a educação para o empreendedorismo resulta. Os alunos que participam em educação para o empreendedorismo são os mais propensos a iniciar o seu próprio negócio e as suas empresas tendem a ser mais inovadoras e mais bem sucedidas do que aquelas que são conduzidas por pessoas sem um histórico de educação para o empreendedorismo. Alunos que tenham tido este tipo de educação apresentam um menor risco de desemprego, e trabalham com maior frequência num emprego estável. Em comparação com os seus pares, têm melhores empregos e ganham mais dinheiro.

O impacto positivo não se restringe aos alunos e ex-alunos. Além do impacto sobre o indivíduo, as evidências a partir dos exemplos analisados ​​para este estudo demostram também um impacto sobre as instituições educativas, a economia e a sociedade. Saiba mais 

Download do Relatório Final

Download dos Estudos de Caso

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site