Notícias

  • JAP In a Day

    15 February 2024
    • JAP In a Day: Junior Achievement Portugal e 15 Empresas lideram iniciativa nacional para capacitar 3500 alunos do ensino básico com competências fundamentais para o futuro

      No próximo dia 22 de fevereiro, a Junior Achievement Portugal (JAP) e quinze empresas portuguesas - BlueCrow, Bosch, Banco BPI, Brisa, Cetelem, Cofidis, CTT, EDP, Fundação Ageas, Galp, Intelcia, ManpowerGroup, Santander, Sonae e Unicre – vão juntar-se para impactar mais de 3500 alunos do Ensino Básico em cerca de 60 escolas em todo o país no âmbito da iniciativa “JAP in a Day”.

      A JAP e 15 das suas empresas associadas que atuam em vários setores da economia portuguesa, uniram esforços para dotar mais de 3500 alunos do Ensino Básico com competências fundamentais de Empreendedorismo e Cidadania, Literacia Financeira e Preparação para o Mundo do Trabalho, em mais de 60 escolas do país, no âmbito da primeira edição da Iniciativa “JAP in a Day.”

      Neste formato, voluntários colaboradores das empresas associadas da JAP implementam, num único dia e em simultâneo, uma versão condensada das sessões e conteúdos dos programas de Ensino Básico em agrupamentos de escolas de todo o país, no contexto da modalidade “JAP num Dia”.

      As empresas que participam no “JAP in a Day” vão apadrinhar 26 localidades portuguesas e assegurar, com o apoio de mais de 200 voluntários, seus colaboradores, a implementação dos programas de educação da JAP junto de alunos com idades entre 6 e os 15 anos.

      Os programas da JAP são implementados por voluntários do mundo corporativo e têm como objetivo inspirar e preparar crianças e jovens portugueses para os desafios do futuro, num país onde os níveis de literacia financeira são muito inferiores à média da OCDE, existe dificuldade em preparar talentos com a combinação certa de hard e soft skills e onde é urgente desenvolver junto dos jovens um espírito empreendedor preocupado com as questões ambientais e sociais.

      As localidades apadrinhadas são zonas que têm ambicionado, há mais de 18 anos, obter o impacto dos programas JAP enquanto complemento ao currículo escolar. Desse modo, a iniciativa “JAP in a Day” apresenta-se como resposta da JAP e das suas empresas associadas.

      Neste dia, mais de 3500 alunos vão adquirir competências como o autoconhecimento, a comunicação, o desenvolvimento de carreira, a interpretação de informação, a escuta ativa, o pensamento criativo e crítico, a resolução de problemas, a tomada de decisão e o trabalho em equipa. Desde 2005, mais de 350 mil alunos participaram em programas do Ensino Básico da JAP.

      Segundo Gonçalo Duque, CEO da Junior Achievement Portugal, ”os programas da JAP dão às crianças e jovens o conjunto de ferramentas certo para que estas construam um futuro de sucesso, mas precisam da força, entusiasmo e o conhecimento de voluntários que fazem a ponte entre a escola e o mundo do trabalho para serem implementados com êxito. Ao introduzimos esta modalidade one shot, com o apoio fundamental dos nossos associados e dos seus voluntários que terão papel crucial neste dia, acreditamos que vamos aumentar o impacto dos nossos programas junto dos alunos portugueses.”

      Sobre a JAP: Sobre a JAP: Fundada em 2005, a Junior Achievement Portugal (JAP) é uma organização sem fins lucrativos e a congénere portuguesa da JA Worldwide, organização nomeada três vezes para o Prémio Nobel da Paz e que ocupa o 5.º lugar das SGOs com maior impacto no mundo. Tem como missão inspirar e preparar crianças e jovens para o futuro, desenvolvendo uma atitude empreendedora, consciente e inclusiva através de programas desenhados para a aquisição de competências que assentam em três pilares: Empreendedorismo e Cidadania, Literacia Financeira e Preparação para o Mundo do Trabalho.

     

  • JA Worldwide nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024

    02 February 2024
    • JA Worldwide nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024

      Temos o prazer de anunciar que a JA Worldwide foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024, sendo esta a nossa terceira nomeação em três anos. A Junior Achievement Portugal é membro da JA Worldwide.

      As nomeações para o Prémio Nobel da Paz podem ser feitas por chefes de estado, certos funcionários eleitos e membros do gabinete, professores universitários em campos selecionados, laureados do Nobel anteriores e outras personalidades notáveis, conforme estabelecido pelo Comité de Nomeações do Nobel. Vários proponentes elegíveis abordaram-nos para nomear a JA Worldwide, e embora a identidade de cada nomeado permaneça oficialmente anónima por 50 anos, ficámos entusiasmados por ter evidências de que fomos nomeados este ano.

      Fundada há 105 anos, a JA é uma das maiores ONGs que servem jovens no mundo, proporcionando mais de 17 milhões de experiências de aprendizagem para emprego e empreendedorismo no último ano. Operando em mais de 100 países, a JA ensina aos jovens o desenvolvimento das competências e mentalidade necessárias para criar negócios, encontrar emprego significativo e construir cidades e vilas saudáveis. Como resultado do que aprendem através da JA, os estudantes desenvolvem ambições além da sua recompensa económica, compreendendo que o empreendedorismo é não apenas um meio para o bem-estar financeiro próprio e das suas famílias, mas também um veículo para promover a estabilidade social e sociedades inclusivas. Os estudantes e ex-alunos da JA criam e lideram empresas que oferecem produtos e serviços que satisfazem uma necessidade do consumidor, possibilitam um ecossistema de empregados, parceiros e fornecedores a prosperar, e transformam fundamentalmente o mundo, ou pelo menos o seu pequeno pedaço dele.

      A partir da nossa segunda nomeação em 2023 e continuando até hoje, os membros da equipa da JA em todo o mundo começaram a trabalhar em direção a um objetivo coletivo: estar à altura da visão de Alfred Nobel. Estas nomeações estão a mudar-nos, obrigando-nos a perguntar: "O que é que a JA está a fazer globalmente para capacitar os jovens a construir uma sociedade mais pacífica?" Por mais de um século, a JA tem operado em áreas de instabilidade política, violência e guerra, ajudando os jovens a desenvolverem competências empreendedoras e resiliência económica. Ao criar oportunidades, prosperidade e autoconfiança, o nosso trabalho ajuda os jovens a desenvolver as competências e a mentalidade necessárias para construir comunidades prósperas. E estamos prontos para avançar ainda mais na nossa direção de paz, capacitando os jovens a tornarem-se cidadãos globais, desenvolverem competências de envolvimento cívico e cultivarem amizades transfronteiriças desde jovens.

      Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide, ficou emocionado ao saber que a JA foi nomeada novamente este ano pelo nosso trabalho com os jovens. "A falta de agência económica e a falta de esperança levam à instabilidade. Educação e empoderamento económico conduzem à prosperidade e paz. A JA prepara os jovens para se verem como futuros criadores de emprego, líderes e inovadores que podem contribuir ativamente para a prosperidade económica das suas comunidades. Este é o caminho para a paz."

      Para o nosso CEO, Gonçalo Duque este honra é “um reconhecimento do compromisso incansável que temos com os nossos alunos, que são os líderes de amanhã. Esta nomeação reforça a importância do nosso trabalho junto de crianças e jovens, não apenas economicamente, mas também como agentes de mudança e construtores de paz.

      Entre 1901 e 2023, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a 141 laureados, incluindo 111 indivíduos e 30 organizações. Entre essas 30 organizações está outra entidade sem fins lucrativos da lista anual das dez principais organizações de bem social, Médecins sans Frontières (Médicos Sem Fronteiras), que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1999. A UNICEF, outra ONG que serve a juventude, recebeu o prémio em 1965, depois de ter sido nomeada durante vários anos.

  • XVI Competição Nacional A Empresa

    20 June 2023

    No dia 31 de junho realizámos a XVI Competição Nacional do programa A Empresa! As 25 Miniempresas apuradas nas Junior Market juntaram-se no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota para disputar o 1.º prémio - a passagem ao #Gen_E 2023, que vai decorrer em Istambul. No total, foram atribuídos 8 prémios às equipas das 23 escolas em competição.

    A WillChair, do Colegio Marista de Carcavelos, arrecadou o primeiro prémio, atribuído pela Fundação Galp (GALP).

    A avaliação das Miniempresas ficou a cargo de 16 jurados em representação dos nossos associados e parceiros.

    Os restantes prémios foram entregues às seguintes Miniempresas e alunos:

    Inovação (SONAE) - JIA, da Escola Secundária Rainha Dona Amélia

    Impacto (EDP) – WEB, do Colégio Luso Internacional de Braga

    Young Tech (ManpowerGroup) – Beatriz Chaves (WEB), do Colégio Luso Internacional de Braga

    Power Tech (BANCO BPI) – Speaky Industries, da Escola de Comércio de Lisboa

    Young Leader (KPMG Portugal) – Francisco Soares (Loney), da Escola Secundária Amato Lusitano

    Ready to Grow (Cofidis) – Loney, da Escola Secundária Amato Lusitano

    Best Student (IE Business e IE University) – Carolina Sousa (ReCandles), do Colégio Campo de Flores e Madalena Fernandes (BeEco), da Escola Secundária Gabriel Pereira

    Muitos parabéns a todos os participantes!

  • Fake News Webinar

    26 May 2023

    A 26 de maio, realizámos, com a Bloomberg, um webinar sobre Fake News, que foi assistido por mais de 340 alunos. Henrique Almeida, News Reporter, e João Lima, Bureau Chief em Portugal, foram os dinamizadores. Os alunos aprenderam o que é a desinformação, sabem agora identificar quais os conteúdos de informação considerados fake e estão aptos a descobrir reconhecer notícias falsas. 

  • Showcase "Skills for the Future" - Soluções Inovadoras com recurso à Economia Circular

    25 May 2023

    No dia 25 de maio, realizámos um showcase nacional no âmbito do “Skills for the Future”, programa que resulta de uma parceria entre a EIT Manufacturing e a Junior Achievement Portugal. A iniciativa procura o desenvolvimento de soluções inovadoras com recurso a princípios da economia circular, tendo em vista a produção mais sustentável de utensílios ou a conceção de serviços que impactem positivamente a comunidade. Este ano, 163 equipas que participaram no programa A Empresa desenvolveram projetos enquadrados neste âmbito.

    O showcase contou com a participação de 8 equipas, de 7 escolas. A equipa "CUPFULUP", do Colégio Marista de Carcavelos garantiu o 1.º lugar. A “AlgAlastic”, da Escola Secundária da Ramada e a “ColicCup”, do Instituto de Ciências Educativas, garantiram o 2.º e 3.º lugar, respetivamente.

    (Em breve lançaremos mais detalhes sobre esta iniciativa nas nossas redes sociais.)

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site