Notícias

JA Worldwide nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024

02 February 2024
  • JA Worldwide nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024

    Temos o prazer de anunciar que a JA Worldwide foi nomeada para o Prémio Nobel da Paz de 2024, sendo esta a nossa terceira nomeação em três anos. A Junior Achievement Portugal é membro da JA Worldwide.

    As nomeações para o Prémio Nobel da Paz podem ser feitas por chefes de estado, certos funcionários eleitos e membros do gabinete, professores universitários em campos selecionados, laureados do Nobel anteriores e outras personalidades notáveis, conforme estabelecido pelo Comité de Nomeações do Nobel. Vários proponentes elegíveis abordaram-nos para nomear a JA Worldwide, e embora a identidade de cada nomeado permaneça oficialmente anónima por 50 anos, ficámos entusiasmados por ter evidências de que fomos nomeados este ano.

    Fundada há 105 anos, a JA é uma das maiores ONGs que servem jovens no mundo, proporcionando mais de 17 milhões de experiências de aprendizagem para emprego e empreendedorismo no último ano. Operando em mais de 100 países, a JA ensina aos jovens o desenvolvimento das competências e mentalidade necessárias para criar negócios, encontrar emprego significativo e construir cidades e vilas saudáveis. Como resultado do que aprendem através da JA, os estudantes desenvolvem ambições além da sua recompensa económica, compreendendo que o empreendedorismo é não apenas um meio para o bem-estar financeiro próprio e das suas famílias, mas também um veículo para promover a estabilidade social e sociedades inclusivas. Os estudantes e ex-alunos da JA criam e lideram empresas que oferecem produtos e serviços que satisfazem uma necessidade do consumidor, possibilitam um ecossistema de empregados, parceiros e fornecedores a prosperar, e transformam fundamentalmente o mundo, ou pelo menos o seu pequeno pedaço dele.

    A partir da nossa segunda nomeação em 2023 e continuando até hoje, os membros da equipa da JA em todo o mundo começaram a trabalhar em direção a um objetivo coletivo: estar à altura da visão de Alfred Nobel. Estas nomeações estão a mudar-nos, obrigando-nos a perguntar: "O que é que a JA está a fazer globalmente para capacitar os jovens a construir uma sociedade mais pacífica?" Por mais de um século, a JA tem operado em áreas de instabilidade política, violência e guerra, ajudando os jovens a desenvolverem competências empreendedoras e resiliência económica. Ao criar oportunidades, prosperidade e autoconfiança, o nosso trabalho ajuda os jovens a desenvolver as competências e a mentalidade necessárias para construir comunidades prósperas. E estamos prontos para avançar ainda mais na nossa direção de paz, capacitando os jovens a tornarem-se cidadãos globais, desenvolverem competências de envolvimento cívico e cultivarem amizades transfronteiriças desde jovens.

    Asheesh Advani, CEO da JA Worldwide, ficou emocionado ao saber que a JA foi nomeada novamente este ano pelo nosso trabalho com os jovens. "A falta de agência económica e a falta de esperança levam à instabilidade. Educação e empoderamento económico conduzem à prosperidade e paz. A JA prepara os jovens para se verem como futuros criadores de emprego, líderes e inovadores que podem contribuir ativamente para a prosperidade económica das suas comunidades. Este é o caminho para a paz."

    Para o nosso CEO, Gonçalo Duque este honra é “um reconhecimento do compromisso incansável que temos com os nossos alunos, que são os líderes de amanhã. Esta nomeação reforça a importância do nosso trabalho junto de crianças e jovens, não apenas economicamente, mas também como agentes de mudança e construtores de paz.

    Entre 1901 e 2023, o Prémio Nobel da Paz foi atribuído a 141 laureados, incluindo 111 indivíduos e 30 organizações. Entre essas 30 organizações está outra entidade sem fins lucrativos da lista anual das dez principais organizações de bem social, Médecins sans Frontières (Médicos Sem Fronteiras), que recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1999. A UNICEF, outra ONG que serve a juventude, recebeu o prémio em 1965, depois de ter sido nomeada durante vários anos.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site