Notícias

EE-HUB Round Table em Roma

16 February 2017

No passado dia 16 de Janeiro a JA Europe e a JA Itália organizaram em parceria com o Ministério de Educação Italiano (MIUR) o EE-HUB Round Table em Roma, Itália. A iniciativa juntou mais de 90 participantes de várias áreas, onde se incluíram representantes de Ministérios e Secretarias de Estado de nove países europeus, líderes empresariais, professores e educadores.

A Ministra da Educação de Italia, Valeria Fedeli, apresentou as medidas implementadas e os progressos no âmbito da lei “Buona Scuola” que exige que cada estudante tenha 200 a 400 horas de experiências relacionadas com mundo de trabalho no ensino secundário. Lei que impulsionou o crescimento (38%) do número de alunos participantes no programa A Empresa na Junior Achievement Itália entre o ano letivo 2015-2016 e 2016-2017.

“A Educação para o Empreendedorismo, a parceria escola-mundo do trabalho e a formação, são elementos centrais da nossa estratégia para reconciliar dois mundos que nos últimos anos não têm cooperado, o mundo da educação e o mundo do trabalho. Com a nova lei, este ano 1.15 milhões de alunos vão ter uma experiencia relacionada com o trabalho ainda na escola. No Plano Operacional das Escolas Públicas (NOP) prevemos uma série de medidas para fortalecer as capacidades empreendedoras e para promover a criação de uma rede de escolas que promova a responsabilidade, a capacidade de resolução de problemas, o trabalho em equipa e o pensamento crítico dos alunos. Parabéns à Junior Achievement por esta iniciativa e pelo compromisso na promoção de uma cultura de empreendedorismo nas escolas” – Disse Valeria Fedeli, Ministra da Educação Italiana.

O evento serviu ainda para apresentar alguns resultados preliminares do estudo “Innovation Cluster for Entrepreneurship Education” (ICEE) em cinco países (Bélgica, Estónia, Finlândia, Itália e Letónia). O apoio e reconhecimento das autoridades/governos (nacionais, regionais e municipais) foi apresentado como um fator chave para aumentar a taxa de penetração das iniciativas ligadas ao empreendedorismo, enquanto a falta de tempo, financiamento e integração no currículo escolar foram os obstáculos apresentados mais comuns. Os resultados finais deste estudo serão divulgados no Outono e serão um estímulo e fonte importante para políticas públicas de apoio à educação para o empreendedorismo.

Foi neste contexto que os convidados do EE-HUB apresentaram as recomendações políticas ao público e discutiram as suas implicações, num painel de debate realizado durante a iniciativa sobre a promoção da educação para o empreendedorismo, o desenvolvimento de competências chave - fundamentais para aproximar os jovens às necessidades do mercado de trabalho e sobre aspetos de cidadania ativa.

A representar Portugal a convite da Junior Achievement Portugal, esteve Mafalda Serrasqueiro, Assessora da Secretária de Estado Adjunta e da Educação, Alexandra Leitão.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site