Notícias

Nova parceria JA Europe e Euronext num programa europeu para jovens empreendedores no setor da “Economia Azul”

20 January 2021

A Euronext, a principal infra-estrutura do mercado pan-europeu, anunciou hoje uma parceria com a JA Europa, a maior organização sem fins lucrativos da Europa dedicada a preparar os jovens para o emprego e o empreendedorismo, no sentido do desenvolvimento da “Economia Azul” promovendo a literacia financeira entre os jovens europeus em sete dos seus principais países.

O programa visa inspirar os estudantes sobre finanças sustentáveis, ajudando-os ao mesmo tempo a desenvolver competências fundamentais, como trabalho em equipa, resolução de problemas e capacidades empreendedoras. Através desta parceria, a Euronext sublinha o importante papel do setor financeiro no desenvolvimento da “Economia Azul”, contribuindo para a promoção da literacia financeira e inovação entre estudantes com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos. Neste sentido, o Programa A Empresa da Junior Achievement oferece uma oportunidade única de envolvimento na área de mentoria e coaching à próxima geração de cidadãos europeus.

Com início em Fevereiro de 2021, 175 estudantes do Programa A Empresa da Junior Achievement de 7 países (Bélgica, França, Irlanda, Noruega, Portugal, Holanda e Reino Unido) participarão numa série de atividades de relacionadas com a “Economia Azul”, incluindo a promoção da literacia financeira, e que culminam numa competição final ao nível europeu. O Euronext Blue Challenge incluirá um serviço de mentoria virtual e webinars dinamizados por voluntários da Euronext em duas áreas chave:

- A “Economia Azul” (oceanos, mares e recursos marinhos): Com todos os países participantes a terem uma próxima ligação ao oceano, é vital proteger a base de recursos de que dependem as atividades económicas. O objetivo da Euronext é ser um líder no avanço da “Economia Azul”, a fim de enfrentar as ameaças aos oceanos e contribuir para a melhoria da resiliência oceânica e costeira

- Literacia Financeira: sendo infra-estrutura de mercado, a Euronext está no centro dos mercados e comunidades financeiras. Aumentar o conhecimento financeiro  e as competências dos jovens europeus. Isto irá impactar uma série de entidades ao nível local, incluindo empresas, professores, estudantes, os pais e a comunidade escolar em geral.

Além disso, em Abril-Maio de 2021, a Junior Achivement Europa organizará seleções nacionais a partir de um grupo de 35 candidatos, resultando numa mini-empresa por país a competir num evento final on-line no Dia Mundial dos Oceanos - 8 de Junho de 2021. Pela primeira vez, a Euronext atribuirá o prémio "Euronext Blue Innovation" à mini-empresa que melhor revelar a utilização sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento económico.

Salvatore Nigro, CEO JA Europa afirmou que "a nossa nova colaboração com a Euronext permite aos jovens europeus enfrentar um dos maiores desafios do nosso tempo através de uma abordagem empreendedora". Acrescentou que "a combinação do empreendedorismo e da literacia financeira em benefício da “Economia Azul” é uma vantagem para as gerações futuras, para o nosso planeta e para as nossas economias".

Stéphane Boujnah, CEO da Euronext, afirmou: "O Euronext Blue Challenge é um programa único que promove nos jovens de toda a Europa, competências empresariais concretas e os inspira a inovar e a esforçar-se por proteger a vida marinha. Representa uma das principais iniciativas comunitárias da ESG que queremos desenvolver no âmbito do pilar de Financiamento Sustentável do nosso plano estratégico Let's Grow Together 2022.  Com o apoio e empenho dos nossos voluntários, esta parceria com a JA ajudará a assegurar que a nova geração desenvolva a literacia financeira necessária para contribuir e fazer avançar com sucesso a “Economia Azul” no futuro".

 

CONTACTS media - mediateam@euronext.com
Aurélie COHEN (Europe / Paris) +33 1 70 48 24 45 parispressoffice@euronext.com
Marianne AALDERS (Amsterdam) +31 20 721 41 33 maalders@euronext.com
Pascal BRABANT (Brussels) +32 2 620 15 50 pbrabant@euronext.com 
Shannon SWEENEY (Dublin) +353 1 617 4249 ssweeney@euronext.com 
Sandra MACHADO (Lisbon) +351 210 600 614 smachado@euronext.com 
GeirHarald AASE (Oslo) +47 22 34 19 15 geirharald.aase@oslobors.no 

Analysts & investors - ir@euronext.com

Aurélie COHEN                         +33 1 70 48 24 27   ir@euronext.com                    
Clément KUBIAK  +33 1 70 48 26 33 ckubiak@euronext.com 

JA Europe

Minna MELLERI                   +32 470 18 09 34 minna@jaeurope.org       

 

Sobre JA Europa

JA Europa é a maior organização sem fins lucrativos da Europa dedicada à preparação dos jovens para o emprego e o empreendedorismo. JA Europa é membro da JA Worldwide®, que há 100 anos tem vindo a dar aulas práticas, aprendizagem experimental no empreendedorismo, prontidão para o trabalho e literacia financeira. A JA cria caminhos para a empregabilidade, criação de emprego e sucesso financeiro. No ano letivo passado, a rede JA na Europa impactou quase 4 milhões de jovens em 40 países com o apoio de quase 100.000 voluntários corporativos e mais de 140.000 professores.

Sobre a Euronext

A Euronext é a principal infra-estrutura de mercado pan-europeia, ligando as economias locais aos mercados de capitais globais, para acelerar a inovação e o crescimento sustentável. Opera bolsas regulamentadas na Bélgica, França, Irlanda, Países Baixos, Noruega e Portugal. Com cerca de 1.500 emitentes cotados no valor de 4,5 biliões de euros em capitalização de mercado no final de Dezembro de 2020, tem uma inigualável franquia blue chip e uma forte diversidade de clientes nacionais e internacionais. A Euronext opera mercados regulamentados e transparentes de ações e derivados e é o maior centro de cotação de dívida e fundos do mundo. A sua oferta total de produtos inclui Ações, FX, Exchange Traded Funds, Warrants & Certificates, Obrigações, Derivados, Mercadorias e Índices. A Euronext também aproveita a sua experiência na gestão de mercados, fornecendo tecnologia e serviços geridos a terceiros. Para além do seu principal mercado regulamentado, também opera Euronext Growth® e Euronext Access®, simplificando o acesso à cotação para PMEs. A Euronext fornece serviços de custódia e liquidação através de centrais de depósito de títulos na Dinamarca, Noruega e Portugal.

 

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site