Voluntários

Voluntários

1. Quero ser voluntário JAP, o que devo fazer?

Se quer ser nosso/a voluntário/a, tente perceber se a sua organização pertence à Rede de empresas Associadas ou Parceiras da Junior Achievement Portugal. Se esta não fizer, entre em contacto connosco, teremos todo o gosto em apresentar a JAP à sua organização e assim levarmos a nossa missão mais longe.

2. Qual a periodicidade com que devo implementar o programa de Ensino Básico?

Se o seu programa for no âmbito do Ensino Básico, é ideal que as 5 sessões sejam implementadas uma vez por semana para que não sejam demasiado espaçadas entre elas, nem demasiado próximas. No entanto, terá sempre que ter em conta a sua disponibilidade e do professor, pelo que essa gestão deverá feita em concordância. Os programas da JAP devem ser implementados durante o ano letivo em questão até ao término das aulas e as sessões devem ser agendadas diretamente com o professor.

3. Quando posso começar a implementação do meu programa de Ensino Básico?

Deve começar a implementação do seu programa o mais cedo possível para garantir que tem o tempo necessário até ao final do ano letivo para o fazer. Assim que tenha os materiais consigo e tenha assistido à formação, pode dar início ao contacto com o professor e agendar as sessões.

4. Em que programas me posso inscrever?

Os programas nos quais se pode inscrever foram disponibilizados no link de inscrição que a sua organização lhe enviou e incluem todos os que estão contemplados na parceria

5. Quero ser voluntário/a numa escola que não está inscrita nos programas JAP, o que faço?

Se quer ser voluntário/a numa escola específica, lembre-se que só alocamos voluntários nas escolas inscritas nos programas JAP. Por isso, se quiser implementar o programa nessa escola, pode partilhar o link de inscrição está no nosso site com o professor ou diretor da escola. Após o preenchimento do link pelo professor, contacte o ponto de contacto da parceria com a JAP na sua organização ou o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização dando a indicação de que pretende a implementar o programa na turma/escola específica que indicou no link.

6. Tenho de criar conteúdo para a implementação do programa JAP ou a JAP disponibiliza-me todo o conteúdo e materiais?

A JAP disponibiliza-lhe todos os conteúdos e materiais necessários à implementação do seu programa e um manual que o/a guiará em todos os passos da sua implementação.

7. Implementei os programas da JAP através de uma organização para a qual já não trabalho. Posso ser voluntário da JAP, mesmo já não pertencendo à organização?

Depende da política interna de cada empresa devido ao seguro e responsabilidades associadas a cada voluntário. A proposta que apresentamos, caso a sua empresa concorde, é que se junte a um colaborador atual da sua empresa e participe no programa em formato de dupla. A JAP não se responsabiliza pelos voluntários que não fazem parte da rede de associados, parceiros.

8. Inscrevi-me na modalidade “JAP num dia”, no entanto gostaria de fazer a implementação tradicional de Ensino Básico, é possível?

Caso se tenha inscrito na modalidade “JAP num dia”, mas pretenda dar o seu programa em modalidade “tradicional” poderá contactar o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização e questionar sobre a possibilidade de alterar o formato de implementação.

9. A modalidade “JAP num dia” (Ensino Básico) acontece em dias predefinidos ou poderei definir previamente com a professora?

As sessões da modalidade “JAP num dia” deverão ser combinadas entre si e o professor da sua turma, conforme a disponibilidade de ambos.

10. Não me sinto preparado/a para implementar o programa sozinho/a, posso convidar um colega para realizar a implementação em dupla?

Pode sim. Teremos todo o gosto em receber um colega da sua organização na comunidade JAP. Para isso, deverá pedir à sua dupla que se inscreva no mesmo link através do qual, se inscreveu anteriormente e que deixe nos comentários o seu nome, indicando que pretendem realizar o programa em conjunto (dupla).

11. Aguardo a entrega do meu kit do programa de Ensino Básico, ainda não chegou. O que devo fazer?

Confirme com a pessoa responsável pela parceria com JAP na sua organização se o kit foi recebido lá. De forma a agilizar a entrega de kits, a JAP envia os materiais para a sua organização, que deverão ser depois distribuídos pelos respetivos voluntários. Poderá também entrar com contacto com a Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização.

12. Recebi o meu Kit do programa de Ensino Básico, o que devo fazer?

Quando receber o seu kit, deve abrir o manual do programa (que já terá consigo em formato digital) e verificar, consoante a lista que consta no mesmo, se tem consigo todos os materiais que necessita para a sua implementação. Por favor tenha em atenção o número de alunos da turma, caso surjam alunos novos e não tiver material suficiente, entre em contacto com a JAP para que possamos agilizar a entrega dos materiais em falta.

13. Já recebi a minha alocação e agora?

Deverá confirmar a alocação recebida, respondendo ao email que recebeu do manager responsável pelo contacto da sua organização na JAP. Só após a confirmação da sua alocação, poderemos enviar a convocatória para formação. Se tiver alguma impossibilidade ou constrangimento face à sua alocação, por favor, entre em contacto com o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização.

14. Não tenho compatibilidade de horário ou dia para a qual fui alocado/a e agora?

A primeira coisa a fazer será falar com a sua chefia porque se a sua organização faz parte da rede de associados JAP, então fará parte da política interna da mesma disponibilizar horas para que os colaboradores possam realizar as suas ações de voluntariado com as empresas parceiras. Caso se mantenha esta incompatibilidade, informe o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização, em resposta ao email da sua alocação, indicando as suas preferências, para as quais tentaremos dar resposta.

15. Não consigo abrir o link para aceder à minha formação, o que posso fazer?

Tendo em conta a segurança interna da sua organização, é possível que não esteja a conseguir aceder à sua formação através do seu computador profissional. De forma a poder agilizar o processo sugerimos que aceda à sua formação através de outro dispositivo que não tenha as restrições da rede da organização (tablet, computador ou telefone). Se ainda assim não conseguir aceder à sua formação pedimos, por favor, que entre em contacto com o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização.

16. Já terminei a minha formação e agora?

Informe o Manager JAP responsável pelo contacto com a sua organização. Após a sua confirmação de conclusão de formação iremos enviar-lhe os contactos do professor para que possa combinar o dia e a hora da reunião prévia.

17. Porque tenho de ligar ao professor?

Este telefonema serve para se apresentar e referir a organização para a qual trabalha. Diga que será o/a voluntário/a da JAP que irá acompanhar o programa X da turma X em sala de aula. Este contacto será relevante para compreender se existem alguns aspetos importantes relativos à turma (ex. alunos com necessidades especiais, alunos sensivelmente mais irrequietos que outros). Nesta reunião prévia aproveite para demonstrar o seu entusiasmo em participar no programa!

18. Quando devo contactar o professor da minha turma?

É importante que o contacto com o professor aconteça até 15 dias após receber o email da JAP com os contactos, mesmo no caso em que não tenha condições para implementar o programa naquele momento. Este contacto servirá para calendarizar as diferentes sessões e isto permitirá planear com antecedência as agendas.

19. O professor não me atende e agora?

Se o professor não tiver disponibilidade para atender (pode estar a dar aulas no horário laboral), sugerimos que deixe mensagem a apresentar-se e a pedir para que este lhe ligue de volta quando for possível. Se não tiver resposta, envie email ao Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização, para que possamos agilizar esse contacto o mais rápido possível.

20. O professor não sabe do que se trata a JAP e agora?

Estas situações são raras, uma vez que na maioria das vezes é o professor que inscreve as turmas nos programas JAP. Em todo o caso, poderão haver situações em que a inscrição é feita pelo professor coordenador da escola. Peça ao professor para entrar em contacto com a coordenação. Nestes casos, sugerimos que envie um email à sua manager JAP para podermos encaminhar o processo para o manager responsável pela escola em questão.

21. Na escola onde estou a implementar o programa JAP, tive indicação de que existem turmas inscritas, ainda sem voluntário. Posso assegurar a implementação em alguma destas turmas?

Poderá acontecer que o seu professor ou outro professor da escola tenha inscrito uma ou mais turmas, e ainda não tenha sido contactado pelo voluntário das mesmas. Se tiver interesse em implementar o programa em alguma destas turmas, pedimos que confirme essa possibilidade com o Manager JAP responsável pela parceria com a sua organização. Caso a turma esteja disponível, teremos todo o gosto em contar consigo para assegurar mais uma implementação e enviar-lhe os materiais necessários

22. Posso tirar fotografias aos alunos?

Apenas com autorização dos encarregados de educação. Se pretender realizar algum registo fotográfico, peça por favor permissão ao professor e se não tiver autorizações o que sugerimos é que peça ao professor para captar o momento com os alunos de uma forma que não comprometa a sua imagem, a melhor forma é captar os alunos de costas.

23. No final da implementação, o que devo fazer com os materiais que sobraram?

Quando terminar a implementação do seu programa, poderá entregar os materiais que sobraram ao interlocutor JAP na sua organização (ponto de contacto entre a sua organização e a JAP), que por sua vez poderá encaminhá-los para a JAP. Se o professor lhe pedir para ficar com alguns materiais, poderá deixar alguns destes na sala de aula.

We use cookies to ensure you get the best experience on our website. Find out more here.

I accept cookies from this site