A Comunidade Digital

Ensino Básico | 7 - 8 Anos

Descrição

O programa A Comunidade Digital é dirigido aos alunos do 2.º ano com idades entre 7-8 anos. Durante 5 sessões (e uma opcional), o programa recorre a histórias, jogos e encenações para apresentar a comunidade, assim como a forma de como as pessoas trabalham, ganham e gastam dinheiro e de como se entreajudam numa comunidade. A sessão opcional expõe os alunos às competências e ferramentas digitais e explora a programação e código em computadores.

O programa foca-se nas Competências para a Empregabilidade e na Literacia Financeira.

Objetivos

  • Definir e descrever uma comunidade  

  • Identificar profissões e negócios num mapa da comunidade

  • Mostrar como as pessoas contribuem e beneficiam de uma comunidade

  • Definir negócio, bens, serviços, produto e produção

  • Explicar como as pessoas ganham salários 

  • Descrever como os produtos são feitos, usando competência e conhecimento  

  • Explicar como as pessoas ganham salários                          

  • Recolher, registar e interpretar dados usando ferramentas digitais

  • Corresponder valores das moedas ao euro.  

  • Verificar o preço de bens e serviços no mercado local

  • Descrever como o dinheiro flui na economia da comunidade

  • Colaborar e comunicar para fazer trocas de dinheiro por bens ou serviços 

  • Resumir como o dinheiro se gasta em bens e serviços relacionados com negócios

  • Usar razão e lógica para avaliar e analisar problemas 

  • Usar empatia e competências de observação para expressar as necessidades e desejos da comunidade

  • Gerar soluções para um problema usando técnicas de discussão de ideias

  • Identificar e propor uma solução criativa para um problema da comunidade

  • Reconhecer que o voto é uma forma de os membros responsáveis de uma comunidade contribuírem para ir ao encontro das necessidades de uma comunidade

  • Definir impostos 

  • Identificar profissões do estado

  • Explicar porque é que os membros da comunidade pagam impostos

  • Usar flexibilidade, curiosidade e resiliência para lidar e adaptar-se à mudança

  • Descrever as competências digitais e o conhecimento necessários para a produção de certos bens e serviços

  • Reconhecer ferramentas digitais e competências informáticas

  • Definir código como a linguagem que os computadores usam 

Competências Desenvolvidas

  • Comunidade

  • Profissão

  • Competências

  • Necessidades

  • Desejos

  • Negócio

  • Bens

  • Serviços

  • Produção

  • Banco e Cooperativa de crédito

  • Dinheiro

  • Problema

  • Responsabilidade

  • Votar

  • Impostos

  • Serviços do Estado

  • Profissões do Estado

  • Decisões

  • Ferramentas digitais 

  • Competências digitais

  • Código

  • Programação

  • Comando

  • Robot

  • Sequência